Deputados

Bancada do PTB na Câmara dos Deputados

Alex Canziani
Paraná 

      Alex Canziani (PR) exerce o quinto mandato como deputado federal e a sua maior bandeira no Parlamento é a defesa da educação. É presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. Também é o 4º secretário da Mesa Diretora, sendo responsável pela distribuição das unidades residenciais aos deputados. Canziani é bacharel em Direito e registrador de imóveis. Licenciou-se do mandato de deputado federal em 1999, para exercer o cargo de secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Paraná. Foi vereador de Londrina em duas legislaturas (1989 a 1992 e 1993 a 1996).

Benito Gama
Bahia 

      Benito Gama (BA) exerce o quinto mandato como deputado federal e é vice-presidente nacional do PTB. Conquistou quatro mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados de 1986 a 2002, tendo exercido, nesse período, a presidência da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que resultou no impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo, em 1992. Participou da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988. Formado em Economia, especializou-se em Engenharia Econômica e Administração Industrial, e em Análise Econômico-financeira. É professor licenciado da Universidade Católica de Salvador (BA). Começou sua carreira como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia. Foi secretário de Transportes, Fazenda, e Indústria e Comércio, em três governos. Também foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte. Na Câmara, é titular das comissões de Finanças e Tributação; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
 
  

Cristiane Brasil
Rio de Janeiro 

      Cristiane Brasil (RJ) exerce o primeiro mandato de deputada federal. Foi presidente nacional do PTB. É vice-líder do bloco parlamentar formado por PP, PTB, PSC. Formada em Direito, possui especialização em Direito do Estado e da Regulação e em Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público. Foi secretária da Terceira Idade na Prefeitura do Rio de Janeiro de 2003 a 2004, e secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, também do município do Rio de Janeiro, de 2009 a 2014. Foi eleita vereadora por três vezes e também presidiu o PTB Mulher. Na Câmara, é 2º vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Também é titular do Centro De Estudos e Debates Estratégicos; e do Grupo De Trabalho da Consolidação da Legislação Brasileira.

Deley
Rio de Janeiro 

      Deley (RJ) exerce o quarto mandato de deputado federal. Cursou Administração Esportiva na Universidade do Rio de Janeiro. Atuou como jogador profissional do Fluminense de 1976 a 1987; do Palmeiras, em 1987 e 1988; do Botafogo, em 1988; do Belenense, de Portugal, em 1988 e 1989; e do Volta Redonda Futebol Clube, de 1989 a 1992. Também foi técnico do Fluminense em 1994 e secretário Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda (RJ) de 1997 a 2002. Na Câmara dos Deputados, é integrante titular da Comissão do Esporte; e da Comissão Especial da Reformulação da Legislação do Esporte, entre outras.

Jorge Côrte Real
Pernambuco 

      Jorge Côrte Real (PE) exerce o segundo mandato como deputado federal. Empresário e líder sindical, é presidente licenciado do Sistema Fiepe/Sesi/Senai e IEL. Engenheiro civil por formação, possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. A liderança empresarial o fez entrar na política partidária em 2010, quando disputou, pela primeira vez, uma eleição para deputado federal. Atualmente, é 2º vice-presidente do Diretório Regional do PTB Pernambuco. Na Câmara, é 3º vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Josué Bengston
Pará 

      Josué Bengtson (PA) exerce o quarto mandato como deputado federal. Atua fortemente nas comissões permanentes, como a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, onde participou da elaboração do Novo Código Florestal. É pastor evangélico e, há mais de 40 anos, fundou, no Pará, a Igreja do Evangelho Quadrangular, instituição que congrega, segundo o Censo Demográfico 2010, mais de 220 mil membros. Além da Comissão de Agricultura, é integrante titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entre outras.

Jovair Arantes
Goiás 

      Jovair Arantes (GO) exerce o sexto mandato como deputado federal e é o líder do PTB na Câmara – cargo que ocupa desde 2007. Também é líder do bloco parlamentar composto por PP, PTB, PSC. Foi o relator do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Cirurgião-dentista e produtor rural, foi secretário de Saúde de Goiás em 1983 e 1989. Parlamentar atuante, tem sido bem avaliado pelos institutos que acompanham os trabalhos do Congresso Nacional, incluindo o jornal Folha de S. Paulo e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Defensor, na Câmara dos Deputados, dos interesses dos servidores, aposentados e pensionistas, é integrante titular da Comissão de Defesa do Consumidor e da Comissão Parlamentar De Inquérito (CPI) da Funai e do Incra. Também é conselheiro do Atlético Goianiense e já foi dirigente do clube de futebol.

Nelson Marquezelli
São Paulo 

      Nelson Marquezelli (SP) exerce o sétimo mandato como deputado federal. É ouvidor-geral da Câmara dos Deputados. Produtor rural e empresário, foi vereador de Pirassununga (SP) de 1963 a 1967. Na Câmara, é titular das comissões permanentes de Viação e Transportes; e de Legislação Participativa, e da Comissão Especial do Transporte Rodoviário De Cargas, entre outras. Também é 3º vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai e Incra.

Nilton Capixaba
Rondônia 

      Nilton Capixaba (RO) exerce o quarto mandato como deputado federal. Empresário, formado em Direito, representou a Câmara dos Deputados em missões oficiais na Segunda Reunião de Presidentes das Câmaras Legislativas da América do Sul e do México, Cartagenas das Índias e Bogotá, Colômbia. Substituiu o presidente da Câmara dos Deputados no Encontro dos Presidentes de Parlamento dos Países de Língua Portuguesa, Cabo Verde, África do Sul. É integrante titular da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e da Comissão Especial da Proteção das Riquezas da Amazônia, entre outras.

Paes Landim
Piauí 

      Paes Landim (PI) exerce o oitavo mandato como deputado federal. É vice-líder do bloco parlamentar formado por PP, PTB, PSC. Advogado e professor, participou da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988. Na Câmara, é titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e da comissão especial que analisa a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino. Também é o relator da comissão especial que analisa a criação do novo Código Comercial.

Pedro Fernandes
Maranhão 

      Pedro Fernandes (MA) exerce o quinto mandato como deputado federal. É presidente do diretório do partido no Maranhão. Engenheiro civil e bancário, licenciou-se do mandato para assumir o cargo de secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão em 2011 e 2012. Também foi secretário estadual de Educação de 2012 a 2014. Antes disso, foi vereador de São Luís (MA) de 1993 a 1996. Na Câmara, é 1º vice-presidente da Comissão de Educação e presidente da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Ronaldo Nogueira
Rio Grande do Sul 

     Ronaldo Nogueira (RS) ocupou o cargo de ministro do Trabalho do Governo Michel Temer, de 12 de maio de 2016 a 28 de dezembro de 2017. Exerce o segundo mandato como deputado federal. Formado em Teologia e Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Pública, foi vereador de Carazinho (RS) de 1993 a 2008. Também exerceu o cargo de secretário municipal de Habitação e Assistência Social de 1997 a 1999, e de secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos em 2002 e 2003. 

Sérgio Moraes
Rio Grande do Sul 

     Sérgio Moares (RS) exerce o terceiro mandato como deputado federal. É vice-líder do bloco parlamentar formado por PP, PTB, PSC. Foi vereador de Santa Cruz do Sul (RS) de 1982 a 1990; deputado estadual de 1991 a 1996, e prefeito de Santa Cruz do Sul de 1997 a 2004. Na Câmara, é titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e da Comissão de Viação e Transportes. Também é integrante da comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 491/10, que proíbe imposto sobre insumos; e da comissão especial que analisa a PEC 159/07, que trata da destinação de recursos da Cide.

Wilson Filho
Paraíba 

     Wilson Filho (PB) exerce o segundo mandato como deputado federal. Formado em Direito, é vice-líder do bloco parlamentar formado por PP, PTB, PSC. Em sua trajetória política, tem se destacado na defesa dos interesses da juventude, no fortalecimento da educação, na sustentação de propostas que gerem emprego e renda, no empreendedorismo, e no combate às drogas. Na Câmara, é titular das comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia Do Futebol, entre outras. É autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/11, que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino.

Zeca Calvalcanti
Pernambuco 

     Zeca Cavalcanti (PE) exerce o primeiro mandato como deputado federal. Médico, otorrinolaringologista, foi eleito prefeito de Arcoverde (PE) por duas vezes, em 2004 e 2008. Na Câmara, é titular das comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Seguridade Social e Família. Também é integrante titular da Comissão Externa de Acompanhamento das Ações sobre o Zika Vírus; e da comissão especial que analisa a construção da Ferrovia Nova Transnordestina.
  • ©2018 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.