Deputados

Bancada do PTB na Câmara dos Deputados

Alex Canziani
Paraná 

     Alex Canziani (PR) exerce o quinto mandato como deputado federal e a sua maior bandeira no Parlamento é a defesa da educação. É presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. Canziani é bacharel em Direito e registrador de imóveis. Licenciou-se do mandato de deputado federal em 1999, para exercer o cargo de secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Paraná. Foi vereador de Londrina em duas legislaturas (1989 a 1992 e 1993 a 1996). O parlamentar também é presidente do Diretório do PTB do Paraná. Atualmente, integra, como titular, a Comissão de Educação e a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

Benito Gama
Bahia 

      Benito Gama (BA) exerce o quinto mandato como deputado federal. É vice-presidente nacional do PTB e presidente do Diretório do partido na Bahia. Conquistou quatro mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados de 1986 a 2002, tendo exercido, nesse período, a presidência da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que resultou no impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo, em 1992. Participou da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988. Formado em Economia, especializou-se em Engenharia Econômica e Administração Industrial, e em Análise Econômico-financeira. É professor licenciado da Universidade Católica de Salvador (BA). Começou sua carreira como auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia. Foi secretário de Transportes, Fazenda, e Indústria e Comércio, em três governos. Também foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte. Na Câmara, é titular das comissões de Finanças e Tributação; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
 
  

Cristiane Brasil
Rio de Janeiro 

     Cristiane Brasil (RJ) exerce o primeiro mandato de deputada federal. Foi presidente nacional do PTB. Formada em Direito, possui especialização em Direito do Estado e da Regulação e em Gestão Orçamentária e Financeira do Setor Público. Foi secretária da Terceira Idade na Prefeitura do Rio de Janeiro de 2003 a 2004, e secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, também do município do Rio de Janeiro, de 2009 a 2014. Foi eleita vereadora por três vezes e também presidiu o PTB Mulher. Na Câmara, é integrantes titular das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Cultura; e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Também é titular do Centro De Estudos e Debates Estratégicos.

Deley
Rio de Janeiro 

      Deley (RJ) exerce o quarto mandato de deputado federal. Cursou Administração Esportiva na Universidade do Rio de Janeiro. Atuou como jogador profissional do Fluminense de 1976 a 1987; do Palmeiras, em 1987 e 1988; do Botafogo, em 1988; do Belenense, de Portugal, em 1988 e 1989; e do Volta Redonda Futebol Clube, de 1989 a 1992. Também foi técnico do Fluminense em 1994 e secretário municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda (RJ) de 1997 a 2002. Na Câmara dos Deputados, é integrante titular das comissões do Esporte; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Jorge Côrte Real
Pernambuco 

     Jorge Côrte Real (PE) exerce o segundo mandato como deputado federal. Empresário e líder sindical, é presidente licenciado do Sistema Fiepe/Sesi/Senai e IEL. Engenheiro civil por formação, possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. A liderança empresarial o fez entrar na política partidária em 2010, quando disputou, pela primeira vez, uma eleição para deputado federal. Atualmente, é 1º vice-presidente do Diretório Regional do PTB Pernambuco. Na Câmara, é integrante titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Josué Bengston
Pará 

      Josué Bengtson (PA) exerce o quarto mandato como deputado federal. Atua fortemente nas comissões permanentes, como a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, onde participou da elaboração do Novo Código Florestal. É pastor evangélico e, há mais de 40 anos, fundou, no Pará, a Igreja do Evangelho Quadrangular, instituição que congrega, segundo o Censo Demográfico 2010, mais de 220 mil membros. O parlamentar é presidente do Diretório do PTB no Pará. Na Câmara dos Deputados, integra, como titular, as comissões de Agricultura; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Jovair Arantes
Goiás 

      Jovair Arantes (GO) exerce o sexto mandato como deputado federal e é o líder do PTB na Câmara – cargo que ocupa desde 2007. Foi o relator do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Cirurgião-dentista e produtor rural, foi secretário de Saúde de Goiás em 1983 e 1989. Parlamentar atuante, tem sido bem avaliado pelos institutos que acompanham os trabalhos do Congresso Nacional, incluindo o jornal Folha de S. Paulo e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Defensor, na Câmara dos Deputados, dos interesses dos servidores, aposentados e pensionistas, é integrante titular da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Preside o Diretório do PTB de Goiás. Também é conselheiro do Atlético Goianiense e já foi dirigente do clube de futebol.

Nelson Marquezelli
São Paulo 

      Nelson Marquezelli (SP) exerce o sétimo mandato como deputado federal. Produtor rural e empresário, foi vereador de Pirassununga (SP) de 1963 a 1967. Na Câmara, é titular das comissões permanentes de Viação e Transportes; e de Legislação Participativa. Foi o relator, na Câmara dos Deputados, do projeto que criou o novo marco regulatório do transporte de cargas no Brasil.

Nivaldo Albuquerque
Alagoas 

      Nivaldo Albuquerque (AL) exerce seu primeiro mandato como deputado federal e passou a integrar a bancada do PTB na Câmara dos Deputados em julho de 2018. Suplente, o parlamentar assumiu o mandato em maio de 2016. Ele é pecuarista, mas atua em várias frentes no Congresso Nacional, tendo como foco especial o setor da saúde. O parlamentar apresentou vários projetos ligados à área, entre eles, o que tem o objetivo de estimular a doação de sangue, permitindo que o condutor multado por infração leve elimine três pontos computados na Carteira Nacional de Habilitação para cada doação de sangue comprovada (PL 7125/17).

Nilton Capixaba
Rondônia 

     Nilton Capixaba (RO) exerce o quarto mandato como deputado federal. Empresário, formado em Direito, representou a Câmara dos Deputados em missões oficiais na Segunda Reunião de Presidentes das Câmaras Legislativas da América do Sul e do México, Cartagenas das Índias e Bogotá, Colômbia. Substituiu o presidente da Câmara dos Deputados no Encontro dos Presidentes de Parlamento dos Países de Língua Portuguesa, Cabo Verde, África do Sul. Preside o diretório do PTB de Rondônia. É integrante titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Paes Landim
Piauí 

      Paes Landim (PI) exerce o oitavo mandato como deputado federal. Advogado e professor, participou da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988. Na Câmara, é titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Também é o relator da comissão especial que analisa a criação do novo Código Comercial.

Pedro Fernandes
Maranhão 

     Pedro Fernandes (MA) exerce o quinto mandato como deputado federal. É presidente do diretório do PTB no Maranhão. Engenheiro civil e bancário, licenciou-se do mandato para assumir o cargo de secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão em 2011 e 2012. Também foi secretário estadual de Educação de 2012 a 2014. Antes disso, foi vereador de São Luís (MA) de 1993 a 1996. Na Câmara, é integrante titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Ronaldo Nogueira
Rio Grande do Sul 

    Ronaldo Nogueira (RS) preside a Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da Câmara dos Deputados. Foi ministro do Trabalho de 12 de maio de 2016 a 29 de dezembro de 2017. Exerce o segundo mandato como deputado federal. Formado em Teologia e Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Pública, foi vereador de Carazinho (RS) de 1993 a 2008. Também exerceu o cargo de secretário municipal de Habitação e Assistência Social de 1997 a 1999, e de secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos em 2002 e 2003. Na Câmara dos Deputados, também integra, como titular, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Sérgio Moraes
Rio Grande do Sul 

     Sérgio Moares (RS) exerce o terceiro mandato como deputado federal. Foi vereador de Santa Cruz do Sul (RS) de 1982 a 1990; deputado estadual de 1991 a 1996, e prefeito de Santa Cruz do Sul de 1997 a 2004. Na Câmara, é integrante titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e da Comissão de Viação e Transportes.

 

Sabino Castelo Branco
Amazonas   

      Licenciado para tratamento de saúde, o deputado Sabino Castelo Branco (AM) assumiu, em 2017, o mandato na Câmara dos Deputados como primeiro suplente. Antes disso, teve mais dois mandatos na Casa. Ele foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2006 e, naquele ano, foi o segundo mais votado no Amazonas, com mais de 126 mil votos. Também assumiu como suplente de 2011 a 2014. Antes de ser deputado federal, Sabino foi vereador por três mandatos. Tornou-se muito popular em Manaus ao apresentar o programa Bronca Na TV, voltado para mostrar e revelar a violência em Manaus e ajudar as pessoas carentes. Antes de licenciar-se do mandato, apresentava o programa A Voz da Esperança na TV Em Tempo, retransmissora do SBT.

Wilson Filho
Paraíba 

    Wilson Filho (PB) exerce o segundo mandato como deputado federal e é formado em Direito. Em sua trajetória política, tem se destacado na defesa dos interesses da juventude, no fortalecimento da educação, na sustentação de propostas que gerem emprego e renda, no empreendedorismo, e no combate às drogas. É titular da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, da qual já foi presidente, e da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Também é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/11, que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino, entre outras.

Zeca Calvalcanti
Pernambuco 

      Zeca Cavalcanti (PE) exerce o primeiro mandato como deputado federal. Médico, otorrinolaringologista, foi eleito prefeito de Arcoverde (PE) por duas vezes, em 2004 e 2008. Na Câmara, é titular das comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Seguridade Social e Família.
  • ©2018 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.