Projeto de Pedro Lucas obriga governo a divulgar informações sobre áreas ambientais

Projeto de Lei apresentado pelo líder do PTB na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes (MA), obriga órgãos e entidades públicas a publicar na internet informações de interesse coletivo relativas à área ambiental. Entre as informações, devem estar arrecadação com multas, assentamentos de reforma agrária e estudos de impacto ambiental, entre outras.

Leia mais »

Líder do PTB pede mais transparência dos órgãos públicos sobre questões ambientais

Para fazer valer dispositivo da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), que em seu art.8º diz que é dever dos órgãos de entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, informações gerais por ele produzidas, tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que propõe tornar mais claras as informações ligadas às questões ambientais e que precisam ser disponibilizadas para a população.

Leia mais »

Projeto de Paulo Bengtson estimula a implantação de telhados verdes nos municípios

Escrito 19/08/2019, 08:55
Categoria destaque
Projeto do deputado Paulo Bengtson (PTB-PA) autoriza o governo federal e os estados a apoiarem os municípios em iniciativas destinadas à implantação de telhados verdes. O texto considera telhado verde a cobertura da edificação na qual é plantada vegetação compatível com sua estrutura, dotado de impermeabilização, drenagem e reserva própria de água para irrigação.
 

Leia mais »

Pedro Lucas aciona ministério por causa de mortes de tartarugas no Parque dos Lençóis

O número alarmante de mortes de tartarugas marinhas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses levou o líder do PTB na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes (MA), a acionar o Ministério do Meio Ambiente. No último triênio, a quantidade de tartarugas mortas mais que triplicou. Em 2015, foram encontrados 80 animais mortos. Em 2018, o número subiu para 280.

Leia mais »

Projeto de Pedro Lucas obriga divulgação do tempo de decomposição de embalagens

O líder do PTB na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes (MA), apresentou projeto de lei que obriga os produtores e fabricantes a inserir, no corpo de seus produtos, as informações sobre o tempo que suas embalagens e rótulos levam para se decompor na natureza.

Leia mais »

Deley pede fiscalização para combater possível dano ambiental no interior do Rio de Janeiro

O deputado Deley (PTB-RJ) pediu ao Ministério do Meio Ambiente a realização de diligência para fiscalizar uma área destinada ao depósito de rejeito com metais pesados, conhecida como escória. Há uma estimativa de que a área ocupada seria de 274 mil metros quadrados e a montanha de restos alcançaria entre 20 e 30 metros de altura, no município de Volta Redonda (RJ).

Leia mais »

Josué Bengtson afirma que cerrado ainda é pouco explorado para a agricultura

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o deputado Josué Bengtson (PTB-PA) criticou o ativismo seletivo de alguns ambientalistas, principalmente ligados a organizações não governamentais.

Leia mais »

Autoridades desprezam o meio ambiente, diz Paes Landim

Em sessão solene pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, o deputado Paes Landim (PTB-PI) criticou o descaso das autoridades ambientais brasileiras com a caatinga e com o cerrado.

Leia mais »

Benito Gama apoia medida provisória que cria fundo de compensação ambiental

Escrito 23/04/2018, 16:35
Categoria destaque
O deputado Benito Gama (PTB-BA) destacou os benefícios da Medida Provisória (MP) 809/17, que autoriza o Instituto Chico Mendes (ICMBio) a selecionar sem licitação um banco público para criar e gerenciar um fundo formado pelos recursos arrecadados com a compensação ambiental.

Leia mais »

É preciso incluir a luta pela preservação da Caatinga na pauta ambiental, alerta Zeca

Para conservar e manter o equilíbrio da Caatinga, o deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) apresentou projeto de lei que determina medidas de proteção ao bioma (PL 9076/17). A proposta prevê desde a criação de zonas ambientais até o fomento de pesquisas sobre o aproveitamento de espécies nativas.

Leia mais »

Defesa do meio ambiente poderá ser feita por Forças Armadas; CCJ aprova PEC de Landim

Escrito 04/08/2017, 11:24
Categoria destaque
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição do deputado Paes Landim (PTB-PI), que transfere para o Ministério da Defesa a coordenação das ações federais de defesa, preservação e recuperação do meio ambiente.

Leia mais »

Marquezelli: passarinheiros pedem a ministro revisão de norma do Ibama que os prejudica

O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) reuniu criadores de pássaros e o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília. Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de revisão da Instrução Normativa 10/2011 do Ibama. Segundo os passarinheiros, essa regulamentação prejudica o pleno exercício da atividade e submete o setor a irregularidades.

Leia mais »

Marquezelli busca verbas para municípios junto a ministros da Agricultura e do Meio Ambiente

A semana do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) foi marcada por reuniões com ministros e sessões plenárias até a madrugada. A correria de final de ano é para garantir a liberação de recursos federais para os municípios e aprovar projetos de lei importantes para a população.

Leia mais »

Comissão discute fim de poluente usado em equipamento elétrico, informa Bengtson

Por requerimento do deputado Josué Bengtson (PTB-PA), a Comissão de Meio Ambiente discute, nesta terça-feira (28), a proposta que prevê a eliminação total das bifenilas policloradas, substâncias que compõem óleos isolantes utilizados em transformadores, capacitores e outros equipamentos elétricos.

Leia mais »

Bengtson: eliminação de poluente usado em equipamento elétrico será debatida na Câmara

Por requerimento do deputado Josué Bengtson (PTB-PA), a Comissão de Meio Ambiente vai realizar debate sobre projeto que prevê a eliminação total em todo o território nacional, até 2020, das Bifenilas Policloradas (PCBs). As PCBs são um dos 12 poluentes orgânicos persistentes que devem ser banidos da Terra por apresentarem riscos ambientais e à saúde humana.

Leia mais »

COP 21: Eros Biondini destaca respeito dos países ao Brasil na questão ambiental

Os países participantes da COP 21, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, olham o Brasil com respeito e esperança na questão ambiental. A constatação é do deputado Eros Biondini (PTB-MG), integrante da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, que representou o PTB na COP 21, realizada em Paris, França.

Leia mais »

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.