Proposta de Luísa Canziani garante mais autonomia às instituições federais de ensino

A deputada Luísa Canziani (PTB-PR) apresentou à Câmara dos Deputados proposta que muda a Constituição para permitir que as universidades federais obtenham mais recursos provenientes do fornecimento de bens ou serviços, da exploração econômica do próprio patrimônio ou até de doações.

Leia mais »

Alex: estudo propõe retirar receitas próprias das universidades públicas do teto de gastos

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados tornou disponível a publicação "Financiamento da Educação Superior no Brasil: impasses e perspectivas", por meio de download gratuito ou para compra no site da Livraria da Câmara. O estudo foi relatado pelo presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR). 

Leia mais »

Alex e Cristiane são homenageados em sessão pelos 15 anos do Centro de Estudos da Câmara

A contribuição dos deputados petebistas Alex Canziani (PR) e Cristiane Brasil (RJ) ao Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados foi reconhecida durante sessão solene pelos 15 anos do órgão técnico da Casa. Canziani foi o relator do estudo “Alternativas de financiamento do ensino superior” e Cristiane, do estudo “Brasil 2050: os desafios de uma nação que envelhece”.

Leia mais »

Câmara aprova criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba; Paes Landim foi relator

Por recomendação do deputado Paes Landim (PTB-PB), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (19), o Projeto de Lei 5272/16, do Poder Executivo, que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A matéria será enviada ao Senado.

Leia mais »

Curso de Medicina em Itumbiara levará mais desenvolvimento ao município, prevê Jovair

O líder do PTB na Câmara dos Deputados, Jovair Arantes (GO), comemorou o anúncio da abertura do curso de Medicina no campus de Itumbiara da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O parlamentar sempre lutou pela materialização desse sonho de toda a população do município e do entorno. Ele participou, na terça-feira (12), da cerimônia de lançamento do curso.

Leia mais »

Para atender mais alunos, Pedro Fernandes defende aumento de verbas para fundo do Fies

Para garantir a inscrição de um número maior de estudantes no novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) apresentou emenda à Medida Provisória 785/17 com o objetivo de aumentar de R$ 2 bilhões para R$ 3 bilhões os recursos do futuro Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies).

Leia mais »

Wilson Filho: comissão aprova Universidade Rural da Paraíba e Instituto Federal do Sertão

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou, em 13 de setembro, dois projetos de lei do deputado Wilson Filho: um cria o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba - IFSPB e o outro, a Universidade Rural Federal da Paraíba, no município de Areia.

Leia mais »

Em debate promovido por Alex, representantes da área de educação criticam MP do novo Fies

Escrito 28/08/2017, 10:06
Categoria destaque
Em audiência pública interativa, representantes do ensino superior, dos trabalhadores em educação, ativistas do setor e internautas criticaram a medida provisória (MP) que altera as formas de concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O relator da matéria, deputado Alex Canziani (PTB-PR) disse ser favorável ao aprimoramento do texto.

Leia mais »

Canziani continuará luta para que universidade pública possa cobrar por especialização

O presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), afirmou que vai continuar lutando para que universidades públicas e institutos federais possam cobrar por cursos de extensão e pós-graduação lato sensu (especializações).

Leia mais »

Alex Canziani manifesta preocupação com alta inadimplência de estudantes com o Fies

Escrito 30/03/2017, 11:05
Categoria destaque
O Ministério da Educação deve divulgar, na próxima semana, os prejuízos causados pela inadimplência dos alunos que aderiram ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que teria chegado a 53% em janeiro. O presidente da Frente Parlamentar da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), diz que vai acompanhar o que será decidido pelo Poder Executivo em relação ao programa.

Leia mais »

Benito Gama pede a ministro da Educação que garanta apoio às universidades da Bahia

Escrito 09/12/2016, 12:25
Em reunião na Liderança do Governo no Congresso Nacional, o deputado Benito Gama (PTB-BA) solicitou ao ministro da Educação, Mendonça Filho, que garanta o apoio do governo federal às instituições de ensino superior da Bahia para fortalecer a educação superior no estado.

Leia mais »

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.