Alex: estudo propõe retirar receitas próprias das universidades públicas do teto de gastos

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados tornou disponível a publicação "Financiamento da Educação Superior no Brasil: impasses e perspectivas", por meio de download gratuito ou para compra no site da Livraria da Câmara. O estudo foi relatado pelo presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR). 

Leia mais »

Regulamentação de fundos patrimoniais é aprovada e Canziani elogia medida

“Finalmente uma legislação importante para garantir a existência e a segurança jurídica para termos os fundos patrimoniais no Brasil”. A afirmação é do deputado Alex Canziani (PTB-PR), ao comemorar a aprovação pelo Congresso Nacional da Medida Provisória 851/18. Falta apenas a sanção do presidente Michel Temer.

Leia mais »

Canziani diz que educação básica deveria ser prioridade para o novo governo

Escrito 13/12/2018, 15:00
Categoria destaque
O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR) participou na última quarta-feira (12) do seminário Educação em Tempo Integral.

Leia mais »

Comissão de Educação discute contribuições do Biênio da Matemática, destaca Alex Canziani

O Biênio da Matemática será tema de palestra promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e a Frente Parlamentar Mista da Educação nesta quarta-feira (5). O objetivo deste encontro é fazer um balanço sobre a contribuição do biênio para a promoção da matemática e a aproximação da disciplina da sociedade brasileira, informa o deputado Alex Canziani (PTB-PR).

Leia mais »

Alex: comissão aprova projeto que cria serviço de aprendizagem de empregados de cartório

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou projeto do deputado Alex Canziani (PTB-PR) que cria o Serviço Social e de Aprendizagem dos Empregados em Serventia Notarial e de Registro (Sesanor) – os cartórios. A proposta prevê ações voltadas para a aprendizagem desse empregado, como treinamento, preparação, qualificação, aperfeiçoamento, capacitação e formação profissional.

Leia mais »

Canziani critica decisão do Planejamento de suspender construção de creches no Brasil

“Isso é um crime contra a educação brasileira!” A afirmação foi feita pelo presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), ao criticar decisão do Ministério do Planejamento que cancela construções de mais de 3.500 creches e quadras esportivas em todo o País, que já haviam sido autorizadas, mas não iniciadas.

Leia mais »

ARTIGO | Deputado Alex Canziani: Muito obrigado, meu Paraná!

Neste artigo, o deputado Alex Canziani (PTB-PR) analisa o resultado das eleições no Paraná. Ele afirma que, apesar de não ter sido eleito senador, conseguiu mais de 1,3 milhão de votos. “Pela conjuntura que se formou no pleito deste ano, podemos dizer que conquistamos uma vitória”, avalia.

Leia mais »

Pedro Fernandes e Alex Canziani recebem comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico

Os deputados petebistas Pedro Fernandes (MA) e Alex Canziani (PR) receberam, nesta terça-feira (23), a Comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico, em alusão ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira. A solenidade foi realizada na Base Aérea de Brasília.

Leia mais »

Usar verba de emenda parlamentar no custeio da educação é grande avanço, avalia Canziani

O presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), participou, nesta quarta-feira (10), do lançamento da cartilha do Ministério da Educação (MEC) que trata das orientações para apresentação das emendas parlamentares ao Orçamento da União de 2019.

Leia mais »

Cartilha de Orçamento da Educação será lançada na Câmara, informa Alex Canziani

A Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional promove evento, nesta quarta-feira (10), a pedido do presidente do grupo, deputado Alex Canziani (PTB-PR), para o lançamento da cartilha de Orçamento do Ministério da Educação.

Leia mais »

Brasil não consegue avançar no ensino médio, diz Canziani, ao comentar resultado do Ideb

O presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional, deputado Alex Caziani (PTB-PR), lamentou, nesta terça-feira (4), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017.

Leia mais »

Projeto de Alex Canziani cria serviço de aprendizagem para empregados de cartórios

A Câmara dos Deputados analisa proposta de criação do Serviço Social e de Aprendizagem dos Empregados em Serventia Notarial e de Registro (Sesanor) – os cartórios. A medida está prevista em projeto de lei apresentado pelo deputado Alex Canziani (PTB-PR).

Leia mais »

Canziani: educação básica precisa ser foco dos investimentos em ensino no Brasil

Escrito 15/08/2018, 08:20
Categoria destaque
Diante do bom desempenho do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia, o presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputado Alex Canziani (PTB-PR), afirmou que existe um disparate no País. De um lado, alguns poucos brasileiros com desempenho reconhecido internacionalmente na matemática e, de outro, “uma grande massa de pessoas que não tem acesso, que não consegue ter o mínimo razoável da matemática para suas vidas”.

Leia mais »

Canziani comemora aprovação de projeto que valoriza profissionais da educação pública

O presidente da Frente Parlamentar da Educação, Alex Canziani (PTB-PR), afirmou que a aprovação do projeto de valorização dos profissionais da educação básica pública “foi um marco importante para que possamos ter uma educação com melhor qualidade no Brasil”. A proposta, aprovada pelo Plenário, estabelece eixos básicos para o aperfeiçoamento do trabalho dos professores. 

Leia mais »

Alex Canziani exalta avanços na educação previstos na LDO 2019

O deputado Alex Canziani (PTB-PR), comemora a aprovação pelo Congresso Nacional de diversas conquistas para a área da educação na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2019 (LDO). A LDO é a lei que orienta a elaboração do orçamento do ano seguinte e foi aprovada na última quinta-feira (12).

Leia mais »

Comissão de Educação analisa Base Nacional Comum Curricular, divulga Alex Canziani

A Base Nacional Comum Curricular será tema de palestra promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em parceria com a Frente Parlamentar Mista da Educação, nesta quarta-feira (4). A pedido do deputado Alex Canziani (PTB-PR), foi convidado para falar sobre o assunto o diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação, Raph Gomes Alves.

Leia mais »

Ministro da Educação estará no Paraná nesta segunda-feira, destaca Alex Canziani

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, estará no Paraná nesta segunda-feira (2), para realizar uma série de anúncios. Ele vai ao estado a convite do deputado Alex Canziani (PTB-PR), presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. De acordo com a agenda oficial, ele visitará Londrina, Apucarana, Paranavaí e Maringá.

Leia mais »

Brasil não conseguirá cumprir todas as metas do Plano de Educação até 2020, prevê Alex

O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), teme que a sociedade fique frustrada com o não-cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Leia mais »

Tecnologia da informação vai alavancar desenvolvimento de Londrina, prevê Alex

Em discurso no Plenário da Câmara, o deputado Alex Canziani (PTB-PR) manifestou sua satisfação pela inauguração das novas instalações do Instituto Senai de Tecnologia da Informação em Londrina, no Paraná. “Cada vez mais, a TIC, Tecnologia da Informação e Comunicação, irá alavancar o desenvolvimento da cidade”, comemorou o parlamentar.

Leia mais »

Brasil precisa de base nacional comum para formação de professores, afirma Alex Canziani

O deputado Alex Canziani (PTB-PR), defendeu, nesta quarta-feira (16), a criação de uma base nacional comum para a formação de professores no Brasil, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos estudantes – que estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os alunos desenvolvam ao longo da escolaridade.

Leia mais »

Alex: coletânea de 2017 do ciclo de palestras Educação em Debate será lançada na quarta

Escrito 15/05/2018, 11:45
Categoria destaque
A Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, presidida pelo deputado Alex Canziani (PTB-PR), lançará, nesta quarta-feira (16), a coletânea de 2017 do “Educação em Debate”, ciclo de palestras promovidas pela frente e pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Leia mais »

Não adianta só a criança estar na escola, ela precisa agregar conhecimentos, afirma Alex

O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), concorda com a posição do ministro da Educação, Rossieli Soares, segundo o qual o Brasil precisa cuidar mais da qualidade da educação básica, principalmente da alfabetização. O ministro participou, na quarta-feira (8), de audiência pública na Câmara dos Deputados.

Leia mais »

Alex e Cristiane são homenageados em sessão pelos 15 anos do Centro de Estudos da Câmara

A contribuição dos deputados petebistas Alex Canziani (PR) e Cristiane Brasil (RJ) ao Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados foi reconhecida durante sessão solene pelos 15 anos do órgão técnico da Casa. Canziani foi o relator do estudo “Alternativas de financiamento do ensino superior” e Cristiane, do estudo “Brasil 2050: os desafios de uma nação que envelhece”.

Leia mais »

Dez anos após criação de institutos federais de educação, Alex pede investimentos no setor

O deputado Alex Canziani (PTB-PR) destacou os 10 anos de vigência da lei que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei 11.892/08). O parlamentar, que foi o relator do projeto que originou a lei na Comissão de Educação da Câmara, afirmou que o Brasil precisa dar mais importância ao ensino profissionalizante.

Leia mais »

Canziani pede mobilização dos estados para levar estudantes à Olimpíada de Matemática

O autor da lei federal que criou o Biênio da Matemática, deputado Alex Canziani (PTB-PR), cobrou uma mobilização dos estados para incentivar os alunos a participarem da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2018).

Leia mais »

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.