Daniel Silveira solicita criação de Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil


     Daniel Silveira: “A reciclagem possui pilares estratégicos na dinâmica nacional e internacional.”


A Câmara dos Deputados pode passar a ter um novo grupo de pesquisa e debate: a Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil. O deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) é um dos coautores do requerimento que solicita a criação da frente (REQ 727/22).

O documento reúne a colaboração de 210 parlamentares interessados em discutir as políticas públicas de reciclagem dentro do Congresso. A deputada Soraya Manato (PTB-ES) também assina o requerimento de indicação da nova frente parlamentar.

No texto apresentado, é destacado o trabalho da reciclagem como “o principal esforço realizado no Brasil para a economia dos recursos naturais, uma vez que essa atividade gera a reinternalização dos resíduos sólidos passíveis de reciclagem como insumos na cadeia produtiva, em total integração com a base da Economia Circular”.

No entendimento da nova frente parlamentar, o grupo de recicladores será composto por sucateiros, recicladores, catadores e todas as Entidades e Associações que têm em seu escopo a proteção e ampliação da reciclagem.

Sustentabilidade

O primeiro encontro do grupo foi em 28 de abril deste ano. "Sem reciclagem, precisaríamos recorrer a recursos naturais de forma constante ou depender de países estrangeiros para matérias-primas", afirma Daniel Silveira.

No entendimento dele e dos demais parlamentares, é preciso considerar os importantes esforços da reciclagem na redução dos impactos ambientais dos materiais ao longo do ciclo de vida, através da conservação e recuperação de recursos.

Reportagem — Carlos Augusto Xavier
Foto — Jotaric
 

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2022 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.