Proposta de Maurício Dziedricki institui novo Patrimônio Cultural Imaterial para o Brasil


    Maurício Dziedricki: “É inconfundível a necessidade de declarar esse novo Patrimônio do Brasil.”


Projeto de lei apresentado por Maurício Dziedricki (PTB-RS) declara as Tendas de Artesanato e Produtos Coloniais dos municípios gaúchos de Fontoura Xavier e São José do Herval como Patrimônio Cultura Imaterial do Brasil (PL 3810/21).

No total, são 17 tendas localizadas entre os quilômetros 269 e 285 da BR-386. O parlamentar conta que quem passa pelo trecho tem a oportunidade de conhecer as históricas tendas de beira de estrada que há 50 anos fazem parte da cultura local. No lugar, é possível encontrar artesanato e produtos colonizados que refletem às memórias da região através das estampas e ilustrações.

Segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a definição de patrimônio imaterial ocorre pelas práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas — com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados — que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

“Analisando a caracterização destes ambientes e tendas, assim como o conceito da tipificação de patrimônio cultural imaterial, nos parece inconfundível a necessidade e oportunidade de declarar as Tendas de Artesanato e Produtos Coloniais de Fontoura Xavier e São José do Herval como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”, afirma.

Reportagem — Carlos Augusto Xavier
Foto — Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2022 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.