Eduardo defende revalidação emergencial de diplomas de médicos formados no exterior


 Eduardo Costa: “Revalida é necessário e vai medir conhecimento e qualificação desses profissionais.”



O deputado e médico Eduardo Costa (PTB-PA) defende a revalidação, de forma emergencial, dos diplomas de médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior, principalmente para que eles tenham segurança jurídica para trabalhar na linha de frente no combate à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Entre as várias dificuldades causadas pela pandemia, o parlamentar destaca a carência ou mesmo a ausência de mão de obra de profissionais de saúde para atender os doentes, pois há grande risco de contágio e até de perda da própria vida no socorro às pessoas contaminadas.

Pará

Eduardo Costa lembra que muitos estados, entre eles, o Pará, têm optado pela contratação de médicos brasileiros com formação no exterior ou de médicos estrangeiros, como é o caso dos cubanos. Segundo ele, no seu estado, estão atuando mais de 400 médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior.

“Consideramos esses profissionais verdadeiros heróis, porque estão trabalhando numa linha de frente que muitos médicos com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), que são qualificados para esse tipo de atendimento, não se sujeitaram”, compara.

Segurança

Contudo, Eduardo Costa afirma que, para que haja um ambiente jurídico que dê segurança aos médicos e pacientes – principalmente para que o paciente tenha a segurança de que está sendo atendido por um profissional qualificado para esse tipo de atendimento –, é necessário que haja a opção da revalidação dos diplomas de profissionais médicos estrangeiros e médicos brasileiros formados no exterior.

“O Revalida é necessário, e vai medir, acima de tudo, o conhecimento e a qualificação desses profissionais. Vai também dar um retorno para que essas pessoas não tenham apenas contribuído nesse momento tão difícil que o nosso País passa, mas, também, que elas possam ser recompensadas com o reconhecimento do seu trabalho, do seu esforço e, acima de tudo, do seu conhecimento”, conclui.
 
Reportagem – Renata Tôrres
Foto – Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.