Paes Landim defende estatuto forte para Universidade Federal do Delta do Parnaíba


        Paes Landim: “Eu me sinto muito orgulhoso de ter contribuído para momento importante”.


Após a nomeação de reitor pro tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no último dia 11 de dezembro, o primeiro estatuto para reger a instituição de ensino deverá ser formulado. O deputado Paes Landim (PTB-PI) batalhou, no Congresso Nacional e fora dele, para a que o centro de ensino superior fosse desmembrado da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
 
“Esse é um momento importante. Eu me sinto muito orgulhoso de ter contribuído para esse relevante fato na educação. Fui professor universitário, muitos anos, em Brasília. A criação da UFDPar foi uma luta que sempre pelejei aqui na Câmara dos Deputados. Essa decisão de criar a universidade é mais importante do que qualquer outro acontecimento da história recente da Parnaíba”, afirma.
 
Em 2016, o projeto lei sobre a criação da UFDPar foi enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional. Em 19 de dezembro de 2017, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a proposta e, no dia 11 de abril de 2018, fundou-se a universidade a partir do desmembramento da UFPI.
 
Desenvolvimento
 
Paes Landim ressalta ter sido um dos parlamentares mais envolvidos na luta pela criação da UFDPar, sabendo que sua construção levaria desenvolvimento para a região de Parnaíba.
 
O deputado conta que manteve diálogos frequentes com o então ministro da Educação Fernando Haddad, o então ministro da Saúde Alexandre Padilha e a então presidente da República Dilma Rousseff para que a universidade fosse criada.
 
Estatuto
 
O reitor pro tempore da UFDPar é Alexandre Marinho Oliveira. Pro tempore é o título dado a um reitor temporário, que tem a missão de dirigir a instituição enquanto não ocorre a eleição direta para o cargo. Segundo explica Paes Landim, ele ficará encarregado de elaborar o estatuto e preparar o caminho para o reitor definitivo.
 
“Espero que o estatuto não seja mediano e antiquado. Parnaíba é a sede do grande Delta do Parnaíba. Espero que o documento preveja, realmente, uma universidade moderna e aberta, que ajude no progresso da região e que resgate a história e o papel relevantíssimo do Delta no mundo inteiro, lutando até para que se transforme em Patrimônio da Humanidade”, diz.
 
Alexandre Oliveira é matemático graduado pela UFPI, mestre pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hoje, é diretor eleito e professor associado da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).
 
“Neste momento, também temos que pensar realmente num estatuto que proporcione que pessoas ilustres e professores de nível participem do seu conselho universitário com uma visão aberta. Essa universidade tem que ser o player, a grande alavanca do progresso e do futuro da Parnaíba”, diz Paes Landim.
 
Reportagem – Carlos Augusto Xavier, sob a supervisão de Renata Tôrres
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.