Pedro Augusto sugere criação de data nacional em comemoração à prática da romaria


          Pedro Augusto: “Grupos e dioceses elegeram novembro para louvar e honrar santidades.”


O deputado Pedro Augusto Bezerra (PTB-CE) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei que oficializa o Dia Nacional do Romeiro, a ser comemorado anualmente em 1° de novembro (PL 5422/19).
 
Romarias são atividades religiosas de peregrinação e manifestação popular ligadas à relação entre os devotos e os santos de sua devoção.
 
O parlamentar destaca a Romaria de Finados, uma das mais conhecidas do seu estado, o Ceará. Ela ocorre todos os anos, entre o final de outubro e o início de novembro, reunindo mais de 500 mil pessoas. A primeira Romaria de Finados aconteceu em novembro de 1934, três meses após a morte de Padre Cícero.
 
“A região do Cariri, no interior do Ceará, mas especialmente no sul do estado, vive um momento de comemorações e de respeito aos seus entes queridos. Estamos passando pelo momento da Romaria de Finados, a romaria de maior movimentação no interior do estado e em muitas estradas nordestinas”, diz.
 
Novembro
 
Pedro Augusto pontua o motivo de escolher novembro como comemoração da data. Segundo ele, esse mês marca a presença de romarias tradicionais em todo o País.
 
“São movimentos, grupos e dioceses que elegeram novembro para louvar e honrar santidades. A Secretaria de Pastoral do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP), registra a passagem de milhões de romeiros em novembro”, afirma.
 
Maior templo católico
 
Pedro Augusto destaca a importância do santuário, que é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo. A basílica é visitada todos os anos por, aproximadamente, 12 milhões de romeiros de todas as partes do Brasil.
 
“Em novembro de 2016, por decreto do Papa Francisco, a basílica foi elevada à dignidade de igreja-catedral da Arquidiocese de Aparecida, título transferido da igreja de Santo Antônio, em Guaratinguetá”, lembra.
 
Reportagem – Carlos Augusto Xavier, com a colaboração de Regina Mesquita e sob a supervisão de Renata Tôrres
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.