Médicos pelo Brasil é debatido por deputados e estudantes brasileiros na Bolívia


  Eduardo Costa integra comitiva que estará até o dia 26 de outubro conversando com universitários.


O deputado Eduardo Costa (PTB-PA) participa de encontro com estudantes do curso de medicina das Universidades de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). Ele integra comitiva de parlamentares que debate, com mais de 2.500 alunos brasileiros, aspectos do Programa Médicos pelo Brasil e sobre o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida). O encontro prossegue até o dia 26.
 
A Medida Provisória 890/2019, que cria o Programa Médicos pelo Brasil e institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas, já teve relatório aprovado por uma Comissão mista do Congresso, composta por deputados e senadores, e aguarda votação pelo plenário da Câmara.
 
O fato de tantos estudantes brasileiros deixarem o país para cursar medicina nos países vizinhos, foi tema abordado pelo parlamentar. Na avaliação de Costa, “as principais causas desta escolha estão relacionadas ao acesso restrito às vagas das universidades públicas e os altos custos das faculdades de medicina privadas que contribuem para a elitização da carreira médica no Brasil”, destaca.
 
Programa
 
Substituto do atual Programa Mais Médicos, o Médicos pelo Brasil será aberto a médicos brasileiros e estrangeiros formados fora do país, desde que façam o exame que permite um diploma obtido no exterior, ser reconhecido no País, o Revalida.
 
O projeto pretende suprir a demanda destes profissionais no país, além de formar especialistas em medicina de família e comunidade. Serão oferecidas 18 mil vagas, com 13 reservadas a municípios de difícil acesso. O Norte e Nordeste terão atenção especial, com 55% das oportunidades reservadas às duas regiões, em áreas mais pobres.
 
Reportagem – Regina Mesquita, com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Eduardo Costa
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.