Luísa: comissão trabalha para incentivar mulheres nas ciências exatas e biológicas e TI


   Luísa: “Mulheres já são mais escolarizadas que homens, mas poucas atuam nas ciências exatas.”


A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara, deputada Luísa Canziani (PTB-PR), destaca que uma das metas do colegiado é estimular as mulheres a aprofundarem estudos e trabalhos nas áreas de ciências exatas e biológicas e em tecnologia da informação (TI) e da comunicação.

“As mulheres já são mais escolarizadas que os homens, mas, nas áreas da tecnologia da informação e da comunicação, da ciência exata, das próprias biológicas, o número delas ainda é muito reduzido. Então, é muito importante que a gente aumente o número de mulheres nesses setores”, declara a parlamentar.

Ela cita um artigo segundo o qual, até o ano de 2030, haverá uma mudança brusca no número e tipos de profissões. Tecnologia e ciências serão o escopo das oportunidades de trabalho que surgirão. Por isso, a deputada destaca a necessidade de as mulheres estarem, cada vez mais, inseridas nessas áreas.

Jovem cientista

Dentro do objetivo de novos incentivos às mulheres, a comissão recebeu a jovem cientista Maria Vitória Valoto. Ela contou um pouco de sua história no ciclo de palestras “Brasileiras”.

Com apenas 19 anos, Maria Vitória já ganhou diversas premiações internacionais. Pesquisadora, estagiária de Iniciação Científica Júnior na Universidade Estadual de Londrina (PR), foi a primeira mulher brasileira a participar três vezes consecutivas da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel.

Também é a primeira pessoa da América Latina a chegar à final da competição de jovens cientistas da Google Science Fair (Feira de Ciências Google), na sede da empresa, nos Estados Unidos.

No ensino fundamental, foi incentivada a realizar pesquisa por professores e diretores de sua escola, e então não parou mais. Suas investigações são, em especial, relacionadas ao fungo causador da candidíase, que vem criando resistência aos medicamentos disponíveis atualmente.

Ministério

Após a palestra na Câmara, Luísa Canziani e Maria Vitória encontraram-se com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que, segundo a deputada, tem grande entusiasmo pelos jovens talentos na área das ciências.

“O ministro reafirmou seu compromisso de, em parceria com a Comissão da Mulher, fomentar projetos das meninas nas ciências. O Ministério tem sinalizado que aportará orçamento para que a gente incentive, em termo de estudos e viagens, as nossas meninas a participarem e vivenciarem a ciência desde muito cedo”, comemorou a parlamentar.

Aliado a isso, ela também ressalta o programa Ciência na Escola e outras parcerias que a Comissão da Mulher está estabelecendo com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
 
Reportagem – Renata Tôrres, com a colaboração de Regina Mesquita e informações do Câmara Notícias
Foto – Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.