Luísa: consórcios educacionais como o do Paraná deveriam ser implantados no Brasil

Escrito 28/06/2019, 09:15
Por Renata
Categoria destaque

  Luísa: “Consórcio de educação do norte do Paraná é um sucesso e já tem sido objeto de estudos.”


A deputada Luísa Canziani (PTB-PR) defende que a experiência do consórcio de 10 municípios do norte do Paraná ligado à gestão da área da educação seja difundida e aplicada em todo o Brasil, para melhorar o nível de aprendizado dos alunos.

Ela participou, em Brasília, da apresentação do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp) ao presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli.

“O professor Decotelli já era um entusiasta dos consórcios intermunicipais e, quando descobriu que temos um consórcio no Brasil justamente focado na questão da gestão educacional, quis que a gente viesse apresentá-lo aqui em Brasília. Trouxemos esse case para o FNDE e o professor Dacotelli haverá de replicar o modelo por todo o Brasil”, espera a parlamentar.

Codinorp

O Codinorp existe desde 2017 e é composto pelos municípios de Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Jaguapitã, Lupionópolis, Miraselva, Porecatu e Prado Ferreira.

De acordo com Luísa Canziani, o consórcio é um sucesso e já tem sido objeto de estudo devido aos bons resultados que traz aos municípios participantes. Segundo ela, as redes municipais das diferentes cidades conversam muito entre si e apresentam soluções eficientes, como mais investimento na formação dos professores.

“Os municípios jamais teriam essa experiência se estivessem pensando sozinhos na educação e na formação de professores na sua cidade”, pondera.

Um dos primeiros passos do Codinorp foi a escolha de um secretário regional de Educação, para articular o trabalho das dez secretarias municipais.

“Foi a primeira vez que a gente reuniu municípios para, justamente, fazer um processo de seleção nacional para escolher um secretário regional de Educação. O processo foi feito em várias etapas”, lembra.

Liderança

De acordo com a deputada paranaense, para que a iniciativa de um consórcio tenha sucesso, é importante que haja um bom líder, que inspire, motive e abra os caminhos aos integrantes do projeto.

“A gente precisa, no consórcio, ter um líder que fomente outros prefeitos, vereadores e lideranças municipais. No caso Codinorp, temos um grande líder, o prefeito de Prado Ferreira, Silvio Antonio Damaceno, que topou esse desafio e fazer essa inovação”, relata.
 
Reportagem – Carlos Augusto Xavier, com a colaboração de Regina Mesquita e sob a supervisão de Renata Tôrres
Foto – Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.