Wilson Santiago é contra o corte de recursos para universidades e institutos federais


    Wilson Santiago: “Um corte que causa desequilíbrio no atendimento da educação desse país.”


O Deputado Wilson Santiago (PTB-PB) mostrou indignação com o bloqueio de orçamentos para universidades e institutos federais apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) sob justificativa de que as instituições públicas não apresentam desempenho satisfatório.

“Não se pode concordar com o corte de 30% na educação das universidades públicas, especificamente, naquelas em que o orçamento já era insuficiente. Agora vem um corte que causa um grande desequilíbrio na administração dessas instituições, e consequentemente, no atendimento da educação desse país”, afirma o deputado.

Na opinião de Santiago, deve-se punir universidades que não estejam aplicando corretamente os recursos recebidos. Porém, para o parlamentar, a melhor solução não é prejudicar universidades e institutos que já estão sendo sacrificados e que mantém o seu funcionamento com recursos escassos.

O corte atinge, principalmente, as chamadas despesas discricionárias, que são referentes à manutenção do dia a dia, como água, luz, telefone, serviços de limpeza, segurança, material de trabalho e investimentos em obras.

UFPB

O parlamentar expõe a situação de algumas instituições públicas, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que está sofrendo com o bloqueo de grande parte do orçamento.

“Uma Universidade como a da Paraíba, localizada em um estado pobre, perder 54 milhões de reais dos 150 milhões que tem no seu orçamento é um caso preocupante”, declara.

Para Wilson Santiago, é preciso corrigir a situação imediatamente, afim de que se retorne o orçamento da UFPB e das demais universidades e institutos federais.

Comissão de Orçamento

Wilson Santiago defende o diálogo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e com o governo federal para que possam chegar a uma solução em comum para o problema.

O deputado revela que, inicialmente, a Comissão de Orçamento solicitará a presença do ministro para que ele possa prestar alguns esclarecimentos.
 
Reportagem – Carlos Augusto Xavier, sob a supervisão de Regina Mesquita
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.