Presidente do BB deve vir à Câmara falar sobre estratégias do banco, informa Dziedricki


       Maurício: “É importante observar como é feito o gerenciamento dos bancos públicos do País.”


O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, será convidado a participar de audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, para apresentar o planejamento estratégico da instituição. O deputado Maurício Dziedricki (PTB-RS) apoiou o requerimento aprovado pelo colegiado para o debate com o dirigente do banco.
 
O parlamentar aponta ser importante observar o gerenciamento dos bancos públicos do País, especialmente no que diz respeito à criação e captação de recursos que levem o desenvolvimento econômico e social aos cidadãos das regiões mais distantes do Brasil.
 
“É necessário facilitar o acesso dessas pessoas aos recursos para capacitar, imprimir, investir e construir novos negócios para o Brasil. São ferramentas como essas que precisam ser trazidas pelos dirigentes dos bancos federais”, afirma Maurício.
 
Baixa renda
 
O deputado aponta que as instituições bancárias têm que incluir as pessoas de baixa renda ou que moram em regiões mais afastadas no planejamento para financiamento rural e de habitação popular, principalmente.
 
Outro ponto destacado pelo parlamentar diz respeito ao Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). Ao falar sobre o tema, o parlamentar destacou sua atuação como secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa no Rio Grande do Sul.
 
“Lá, criamos o Programa Gaúcho de Microcrédito. Ajudamos mais de 100 mil pessoas, 100 mil micros e pequenos empresários, formais e informais, que ralam todo dia para lutar por seu sustento, por sua vida, por sua família e por um emprego, ou melhor, por um empreendimento. É para eles que devemos construir políticas de afirmação, de retorno de investimento, de patrocínio”, defende.
 
Criado em 2005, o PNMPO é um programa que incentiva a geração de trabalho e de renda aos microempreendedores, disponibiliza recursos e oferece auxílio técnico às instituições de microcrédito produtivo orientado.
 
Escândalos
 
Maurício Dziedricki afirma que é preciso diminuir os escândalos políticos envolvendo os bancos e apontar esforços em direção a investimentos nos municípios e estados, para melhorar a vida do trabalhador.
 
Na opinião do parlamentar, a Comissão do Trabalho tem realizado um importante exercício de diálogo entre os colegas. Para ele, o apoio de vários parlamentares ao requerimento para o debate com o presidente do Banco do Brasil demostra um consenso entre governo e oposição, essencial para tratar assuntos a respeito dos bancos federais.
 
A data da audiência com o dirigente do BB ainda não foi definida.
 
Reportagem – Carlos Augusto Xavier, sob a supervisão de Renata Tôrres
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.