Emanuel Pinheiro Neto requer criação de subcomissão para apoiar construção civil


     Emanuel Pinheiro Neto: “O ramo se destaca por permitir, rapidamente, geração de empregos.”


O deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT) é um dos responsáveis pela criação de subcomissão permanente na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços para tratar sobre o mercado da construção civil, incluindo construção, incorporação, venda e aluguel de imóveis.
 
“Um dos principais fatores que podem impulsionar a economia é investir em setores que podem dar retorno a curto prazo”, diz o parlamentar ao reforçar a importância da construção civil na economia do País.
 
Na opinião de Emanuel, apoiar o setor representa geração de emprego, crescimento de renda e circulação de riquezas e de dinheiro. Consequentemente, o cidadão terá mais poder de compra.  O aumento do consumo é um dos principais motores da economia.
 
Ele defende a construção civil como esperança para o rápido emprego de mão de obra e a valorização do trabalhador. “O ramo se destaca por permitir geração de empregos desde a construção, até a compra dos materiais, assim, envolve desde os trabalhadores até o setor empresarial”, afirma o deputado.
 
Desemprego
 
O deputado manifesta preocupação com os altos índices de desemprego no País, que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até fevereiro deste ano, atingia 13,1 milhões de cidadãos, representando um aumento de mais 892 mil pessoas sem ocupação no mercado formal de trabalho.
 
Conciliada ao desemprego, também permanece alta a taxa de trabalhadores informais. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), até o final de 2018, aproximadamente 40% da população estava na informalidade, o que significa que vários brasileiros estão sem direitos trabalhistas garantidos e sem arrecadação para a Previdência.
 
Governo federal
 
Para o parlamentar, a construção civil é como um termômetro da situação econômica do País, por isso, o setor possui outro ponto de vantagem como estabelecer parceria, principalmente, com o governo federal.
 
“Veja, a título de exemplo, o projeto Minha Casa Minha Vida, que tem o governo federal como sua principal mola propulsora”, destaca Emanuel, ao recordar o importante papel de colaboração entre a construção civil e o governo, ofertando casas habitacionais para a população mais carente, gerando emprego e circulando riqueza.
 
Reportagem – Carlos Augusto Xavier, sob a supervisão de Regina Mesquita
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.