Santini destaca 22ª Marcha dos Prefeitos a Brasília e defende revisão do pacto federativo


   Santini: “A revisão do pacto é fundamental, é uma promessa de campanha do próprio presidente.”


O deputado Ronaldo Santini (PTB-RS) registrou, no Plenário da Câmara dos Deputados, a realização da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que teve início nesta segunda-feira (8) e vai até a 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
 
A marcha deste ano, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), terá como principais temas o fim dos lixões, a segurança de barragens, a reforma da Previdência e a discussão a respeito de uma atualização do pacto federativo.
 
Santini defende a elaboração de um novo pacto federativo – conjunto de regras constitucionais que estabelecem as obrigações financeiras, a arrecadação de impostos, a forma como serão distribuídos entre governo federal, estados e municípios, e o que cada um deles deverá fazer com o dinheiro.
 
“Espero, de verdade, que possamos, na 22ª edição desta marcha, entregar algo de concreto para a melhoria desses municípios, que seja uma resposta para um novo pacto federativo”, declara.
 
Impostos
 
O parlamentar ainda afirma que, na edição de 2019, deve existir um debate sobre a divisão dos recursos arrecadados com os impostos.
 
“Que seja uma redistribuição mais coerente com relação aos royalties, que seja uma nova Lei de Licitações, que dê segurança aos gestores, ou um novo jeito de fazer política, um novo jeito de governar”, pontua Santini.
 
Na opinião do deputado, o momento é propício para retirar do papel os planos de governo do presidente Jair Bolsonaro: Menos Brasília e mais Brasil.
 
“Queremos que tudo isso passe da retórica para fatos concretos e ações que possam levar a melhores condições de vida onde tudo começa. O Brasil começa na minha rua, no meu município”, declara o parlamentar.
 
Marcha dos Prefeitos
 
Em 2019, o tema da marcha é “Unidos pelo Brasil”. Com recorde de público – até o último domingo (7) eram 7.633 participantes confirmados – o evento é considerado um dos maiores da América Latina, sendo que a data coincide com os 100 primeiros dias de governo do presidente Bolsonaro.
 
Na terça-feira (9), ocorrerá a abertura solene da Marcha, que contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de ministros, e do anúncio de medidas para as prefeituras.
 
Na quarta-feira (10), estão previstas as presenças dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, além de um encontro com governadores. O encerramento da Marcha será na quinta-feira (11).
 
Reportagem – Carlos Augusto Xavier, sob a supervisão de Renata Torrês
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.