A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: session_start() [function.session-start]: ps_files_cleanup_dir: opendir(/tmp) failed: Permission denied (13)

Filename: hooks/pick_language.php

Line Number: 31

PTB na Câmara • Robô Glória vai ajudar no combate à violência contra mulher, prevê Luísa Canziani | Blog
           

Robô Glória vai ajudar no combate à violência contra mulher, prevê Luísa Canziani


        Luísa Canziani interage com robô Glória durante o lançamento da plataforma na Câmara.


A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Luísa Canziani (PTB-PR), e a comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha casos de violência doméstica lançaram, nesta terça-feira (23), o robô Glória – plataforma com inteligência artificial que será capaz de diagnosticar possíveis casos de violência contra a mulher e, consequentemente, prestar ajuda necessária às vítimas.
 
Inicialmente, Glória terá perfis em redes sociais, de forma a receber mensagens de mulheres e auxiliá-las, informando dados jurídicos, direitos da mulher, telefones úteis e localizações de delegacias.
 
O objetivo do projeto é alcançar mais de 20 milhões de pessoas, além de gerar relatórios com segmentação por faixa etária, local, dados socioeconômicos e padrão de ocorrências.
 
Luísa Canziani explica que a plataforma servirá como aliada central na captação de dados e mapeamento de informações de violência doméstica em todo o território nacional.
 
“Agora, vai ocorrer justamente a busca dos dados sobre a violência contra a mulher. Não sabemos a quantidade exata, porque temos muita dificuldade no Brasil. Aqui não há um sistema informatizado nesse sentido. Então, a Glória servirá para que a gente alcance esses resultados”, explica a deputada.
 
China
 
A ideia de construção da plataforma Glória nasceu quando a professora da Universidade de Brasília (UnB) e embaixadora da Women’s Entrepreneurship Day Organization (Wedo, traduzida do inglês: Organização do Dia do Empreendedorismo das Mulheres) no Brasil, Cristina Castro-Lucas, viajou a trabalho para a China.
 
De acordo com Cristina, no decorrer de uma reunião, ela foi recebida e conversou com um robô. Assim, percebeu que esta nova tecnologia poderia ser uma aliada na luta da violência contra a mulher, principalmente porque muitas mulheres ainda sentem vergonha de procurar ajuda após serem agredidas.
 
“Com a Glória, elas podem se sentir mais seguras para receber todo o apoio necessário”, explica a professora.
 
Futuro
 
Luísa Canziani aposta no desenvolvimento do robô para o futuro. “É um sonho grande que, um dia, a Glória seja uma política pública que combata a violência contra a mulher”, diz.
 
A longo prazo, a iniciativa pretende fazer com que Glória se torne mais humana, de modo a aprender com o usuário e a criar uma classificação própria de níveis de violência, combinando palavras com informações da Delegacia da Mulher. Para isso, o programa deverá receber o apoio de organizações sociais, tecnológicas e cognitivas.
 
Além disso, a intenção é que Glória tenha totens espalhados em locais e eventos, com o objetivo de atingir um público ainda maior.
 
Porém, todos esses planos requerem um investimento de pelo menos R$ 1,5 milhão no primeiro ano do projeto. Por isso, Luísa Canziani e da deputada Flávia Arruda (PR-DF) decidiram realizar o lançamento da plataforma na Câmara dos Deputados, para que pudesse ter maior visibilidade.
 
Reportagem – Carlos Augusto Xavier, sob a supervisão de Renata Tôrres
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.