Presidida por Pedro Lucas, frente para modernizar base de Alcântara é lançada


   Deputados federais e estaduais do Maranhão e vereadores participaram do lançamento do frente.


Foi instalada, nesta quarta-feira (24), na Câmara os Deputados, a Frente Parlamentar para Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), com o objetivo de contribuir para o crescimento da base de lançamento de foguetes e satélites e proporcionar ao Brasil um programa espacial completo. Mais de 200 deputados e senadores aderiram ao grupo.

Durante o evento de instalação, o presidente da frente e líder do PTB, deputado Pedro Lucas Fernandes (MA), destacou que a modernização do CLA vai alavancar não só o programa aeroespacial do Brasil, mas também áreas de interesse social, como telecomunicações, internet de alta velocidade e monitoramento de fenômenos climáticos.

“Em um país como o Brasil, que possui uma das maiores economias do mundo, é primordial investir no desenvolvimento do setor espacial. Os avanços que isso representa vão muito além dos progressos tecnológicos, pois se relacionam também, de maneira determinante, com questões estratégicas de segurança e, sobretudo, de soberania nacional”, complementou.

Acordo com EUA

Pedro Lucas também manifestou apoio ao Acordo de Salvaguardas Tecnológicas firmado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos para o uso comercial do CLA.

“Esse acordo, além de impulsionar diretamente o mercado aeroespacial brasileiro, viabilizando investimento de mais de 1,5 bilhão de dólares, garante a preservação da soberania nacional, uma vez que o território de Alcântara continuará em jurisdição brasileira, justamente como foi defendido ao longo desses 20 anos de debates e negociações entre os dois países e também com o nosso Congresso Nacional”, ressaltou.

O parlamentar previu que esse será o primeiro de vários acordos que serão firmados com outras nações para o uso o CLA.

Ele lembrou que o município de Alcântara é considerado o melhor local do mundo para lançar foguetes, porque fica próximo à linha do Equador, o que permite uma economia de combustível de cerca de 30% nos lançamentos.

Quilombolas

O deputado ainda garantiu que a frente parlamentar não será omissa no que diz respeito à proteção das comunidades vulneráveis que vivem na região de Alcântara, principalmente, das populações quilombolas.

“Sabemos que histórica, e repetidamente, os grupos quilombolas foram os mais atingidos quando instalado o Centro de Alcântara. Obviamente, a expansão do centro impactará novamente essas comunidades, de modo que nosso compromisso é garantir a segurança e o resguardo dessas populações”, disse.

Pedro Lucas assegurou que, não só como presidente da frente parlamentar, mas como representante do Maranhão, estará sempre vigilante e cuidadoso em relação às comunidades da região, sejam quilombolas, vulneráveis ou tradicionais.

Convidados

O lançamento da frente parlamentar contou com as presenças de várias autoridades e parlamentares. Participaram do evento, entre outros, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson; o secretário-executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Semeghini (que representou o ministro e astronauta Marcos Pontes); o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Augusto Teixeira de Moura; e o presidente nacional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira.

Também estiveram presentes diversos representantes do Maranhão, como o presidente da Assembleia Legislativa do estado, Othelino Neto (PCdoB); o coordenador da bancada federal, deputado Juscelino Filho (DEM); o vice-presidente da frente parlamentar, deputado João Marcelo Souza (MDB); o senador Weverton Rocha (PDT); o deputado Márcio Jerry (PCdoB); o deputado Júnior Lourenço (PR); e diversos vereadores de São Luís e de Bacabal.
 
Reportagem – Renata Tôrres

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.