Eduardo Costa: novas tecnologias encarecem área de saúde e causam dificuldade no SUS


   Eduardo Costa: ““O SUS tem, como regra, prestar saúde a todos, o que na verdade é utopia.”


O Sistema Único de Saúde (SUS) não consegue dar assistência a todo cidadão brasileiro, porque os tratamentos de saúde são caros e os custos elevam-se cada vez mais por causa das novas tecnologias. Foi o que declarou o deputado e médico Eduardo Costa (PTB-PA), ao comentar a audiência pública com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na Câmara dos Deputados.

“O SUS tem, como regra, prestar saúde a todos, o que na verdade é uma utopia. O ministro falou muito bem sobre isso. Destacou, inclusive, a terapia genética nos tratamentos de câncer. Explicou que essa terapia é feita individualmente, ou seja, o remédio é desenvolvido de forma exclusiva para aquele paciente – e isso gera um custo enorme”, declarou o parlamentar.

Segundo o deputado, os exames de alta complexidade, as cirurgias complexas – algumas vezes realizadas com uso de robótica – e a telemedicina são alguns dos procedimentos que encarecem a saúde e dificultam a obtenção de recursos para o tratamento dos cidadãos.

Orçamento

Na reunião realizada nesta quarta-feira (20), na Comissão de Seguridade Social e Família, Mandetta lançou um serviço on-line desenvolvido para que deputados e senadores possam acompanhar verbas que destinam à saúde por meio de emendas ao Orçamento da União: o “Ambiente Parlamentar”.

Para Eduardo Costa, isso vai facilitar o trabalho dos congressistas: “É um aplicativo que permite que o parlamentar tenha condições de acompanhar todo o andamento das emendas até a conclusão, ou seja, o pagamento da emenda, e achamos isso muito importante.”

O deputado também elogiou a disposição do ministro de comparecer mensalmente à Comissão de Seguridade para conversar com os deputados.

“Ele se propôs a fazer uma visita à comissão e responder os questionamentos, as dúvidas dos parlamentares, tanto na Câmara como no Senado. Isso para mim é inédito, pois eu não tenho visto muita receptividade por parte da maioria dos ministros”, comentou.
 
Reportagem – Renata Tôrres, com a colaboração de Regina Mesquita
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.