Ronaldo Nogueira apoia divulgação na internet de lista de pacientes para exame e cirurgia


     Ronaldo: “A divulgação da lista possibilitará o controle social das inscrições no âmbito do SUS.”


O presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, Ronaldo Nogueira (PTB-RS), manifestou apoio ao Projeto de Lei 10106/18, que obriga a disponibilização, na internet, da fila em ordem cronológica das pessoas que aguardam procedimento, atendimento especializado, principalmente procedimento cirúrgico, no Sistema Único de Saúde (SUS).

O parlamentar destaca que a proposta vai possibilitar o controle social das inscrições no âmbito do SUS, além de inibir influências que podem colocar outras pessoas na frente de quem já está na fila.

A proposta restringe o acesso à lista a gestores do SUS e pacientes em espera. O texto já foi aprovado pela Comissão de Trabalho e aguarda análise das comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça.

Divulgação

As listas deverão ser divulgadas na internet com o número da identidade ou do cartão nacional da saúde do paciente, a ordem em que está na fila e a data do agendamento da cirurgia. As listas devem ser divididas por especialidade médica e atualizadas quinzenalmente.

A proposta inclui a obrigação da publicação, tanto na internet quanto no estabelecimento de saúde, de informações atualizadas semanalmente sobre os profissionais de saúde que farão o atendimento.

A regra vale também para plantonistas. A lista deverá ter o nome e especialidade do profissional e a identificação no conselho de classe. Também devem ficar disponíveis as datas e horários de trabalho de cada profissional.
 
(Com informações da Rádio Câmara e do Câmara Notícias)
Foto – Jotaricf

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.