Zeca Cavalcanti defende melhorias no Sistema Único de Saúde

Escrito 10/12/2018, 12:15
Por
Categoria destaque

            Zeca Cavalcanti reconhece importância do SUS, apesar dos problemas de gestão.



O deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) afirmou que, 30 anos após a criação, “o Sistema Único de Saúde (SUS) está adulto” mas precisa de ajustes.

O parlamentar é médico e aponta os ajustes que são necessários para que o SUS atenda melhor a população e, em especial, a de mais baixa renda. “O SUS precisa de uma eficácia maior no atendimento, na gestão de recursos, na forma de operacionalizar as ações nas diversas áreas e nos diversos recantos do nosso país”, analisa Zeca Cavalcanti.

Para Zeca Cavalcanti, depois de 30 anos de prestação de serviços à população, o SUS acumulou experiência suficiente para saber o que precisa ser melhorado.

O Sistema Único de Saúde foi criado a partir da Constituição Federal de 1988. A regulamentação veio dois anos depois, permitindo uma melhor formatação do sistema.

Uma pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Medicina e divulgada em junho deste ano apontou alguns problemas considerados mais críticos na opinião de quem utiliza o SUS: consultas com médicos especialistas (74%), cirurgias (68%), internação em leitos de UTI (64%), exames de imagem (63%), atendimento com profissionais não médicos, como psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas (59%) e procedimentos específicos (diálises, quimioterapia, radioterapia, etc.), com 58%.

A mesma pesquisa demonstrou que para 88% dos entrevistados, o Sistema deve ser mantido no Brasil como modelo de assistência de acesso universal, integral e gratuito para os brasileiros, conforme já está previsto na Constituição Federal.

Reportagem – Claudia Brasil, com a colaboração de Regina Mesquita
Foto - Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.