Josué Bengtson reafirma que é essencial investir em saneamento básico

Escrito 14/12/2018, 09:45
Categoria destaque

  As consequências da falta de saneamento para a saúde são motivo de preocupação para Bengtson



O deputado Josué Bengtson (PTB-PA) espera que o próximo presidente da República, Jair Bolsonaro, e os próximos governadores, olhem com muito cuidado para a questão do saneamento no Brasil.

O parlamentar fala com base no estudo do instituto Trata Brasil que demonstra que o País deixa de gerar R$ 53,6 bilhões por ano por não ter conseguido universalizar o saneamento básico.

“Quando temos uma cidade com um bom saneamento - e são pouquíssimas no Brasil que têm 100% de saneamento - os imóveis são valorizados”, lembra Bengtson ao falar sobre como o saneamento básico pode impactar a economia.

Mas quando o cenário é diferente, com pouco ou nenhum saneamento, a saúde é o setor que mais sofre. Por essa razão, os problemas de saúde provocados pela falta de saneamento são vistos com grande preocupação pelo parlamentar.

“Eu sou do Norte do Brasil. A cidade de Belém (PA) não tem 15% de saneamento, outras cidades grandes do Pará não chegam a 10% e a gente vê que o índice de enfermidades, de doenças em crianças que não ocorrem onde há um saneamento perfeito, lá ocorrem”, lamenta Bengtson.

Para o parlamentar, já passou da hora do País investir seriamente em saneamento básico. “O Brasil ainda tem muita coisa para melhorar e eu penso que se nós pensarmos na saúde do nosso povo, nós temos que pensar primeiramente em saneamento básico”, disse.

Reportagem – Claudia Brasil, com a colaboração de Regina Mesquita
Foto - Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2019 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.