Sérgio Moraes apoia implantação de placas de veículos com padrão Mercosul no Brasil

Escrito 30/11/2018, 09:00
Por Renata
Categoria destaque

       Sérgio Moraes: “Acredito que as novas placas vão ajudar muito na segurança internacional.”


O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) manifestou apoio à implantação, no Brasil, das placas de veículos com o mesmo padrão dos outros países do Mercosul – Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Na opinião do parlamentar, além de uniformizar a identificação dos veículos, as novas placas vão dificultar a ação de criminosos, pois serão fabricadas com mecanismos de proteção e itens de segurança similares aos que são utilizados em cédulas de dinheiro. Um QR Code e um chip vão permitir que a placa seja rastreada por todos os países do Mercosul.

“Vai haver uma leitura digital em cada placa, ela será única e permitirá o acesso a todo o histórico do carro: multas, por onde andou, enfim, vai possibilitar o rastreamento desse carro.  Se não houver a leitura correta, o veículo já fica apreendido. Então, acredito que isso vai facilitar e ajudar muito na segurança internacional”, avalia Sérgio Moraes.

O novo padrão, que já está em vigor no Rio de Janeiro e começará a ser implantando no restante do País a partir de dezembro, tem quatro letras e três números, diferente do modelo usado até agora, com três letras e quatro números.

Outra diferença é que a cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta; para veículos comerciais, vermelha; carros oficiais, azul; em teste, verde; diplomáticos, dourado; e de colecionadores, prateado.
 
Reportagem – Renata Tôrres, com a colaboração de Regina Mesquita
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.