Zeca Cavalcanti exalta mudança nos rótulos de alimentos e bebidas

Escrito 06/06/2018, 11:39
Categoria destaque

        Zeca Cavalcanti recomenda que o consumidor leia rótulos de alimentos com mais atenção


O deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE) aprovou a iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tornar mais simples as informações sobre teores de sal, açúcar e gordura nos rótulos de comidas e bebidas. A decisão foi tomada recentemente após a aprovação de um relatório preliminar sobre rotulagem.

A Anvisa reconheceu que os rótulos atuais apresentam problemas de identificação como linguagem excessivamente técnica e informações pouco claras. Aliado a isso, afirma a agência, o baixo nível educacional e o pouco conhecimento nutricional da população brasileira acabam levando o consumidor ao engano.

Informação

Zeca Cavalcanti reconhece que a mudança nos rótulos será benéfica para todos os brasileiros, mas em particular, para os que sofrem com alguns tipos de doenças crônicas. “A gente vê a importância da advertência no rótulo ao informar que determinado produto tem uma alta concentração de sal para o caso das pessoas hipertensas. Ou excesso de açúcar, no caso das diabéticas”, comentou.

O parlamentar é médico e lembra que a alimentação inadequada pode levar ao descontrole de doenças que podem matar. Por isso, ele recomenda que o consumidor dê mais atenção aos alertas que estarão explícitos nos rótulos a partir das mudanças aprovadas pela Anvisa.

“Seria interessante que as pessoas olhassem e observassem mais essa advertência que sairá nos rótulos das bebidas e dos alimentos. Aquilo é de uma importância muito grande para a saúde das pessoas”, orienta Zeca Cavalcanti.

Consulta

A simplificação dos rótulos de bebidas e comidas ainda será submetida a uma consulta pública. Dessa forma, tanto a população quanto empresas, profissionais da área da saúde e o governo poderão opinar. 
 
Reportagem – Claudia Brasil, com colaboração de Regina Mesquita
Foto - Jotaric

 

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2018 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.