Autoridades desprezam o meio ambiente, diz Paes Landim


            Paes Landim: "Só tenho a lastimar o desprezo das autoridades pelo meio ambiente".   


Em sessão solene pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), o deputado Paes Landim (PTB-PI) criticou o descaso das autoridades ambientais brasileiras com a caatinga e com o cerrado. A sessão foi realizada no plenário da Câmara dos Deputados.

Biomas esquecidos

Em seu discurso, o parlamentar lamentou que há muitos anos a caatinga esteja passando por um intenso processo de desertificação, gerando miséria e sem qualquer atenção dos órgãos de defesa do meio ambiente.

Em relação ao cerrado, Paes Landim afirmou a biodiversidade desse bioma vem sendo destruída. “Denunciei aqui várias vezes, cansei de denunciar sem nenhuma atuação do Ibama, do governo estadual ou do governo federal”, reclamou.

Serra da Capivara

O deputado também manifestou preocupação com a falta de recursos para o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. “No ano passado, zero de recursos, nenhum recurso”, afirmou.

Mas enquanto no Brasil a escassez de investimentos ameaça a sobrevivência do parque, Paes Landim disse que em uma publicação recente, a Universidade do Texas (EUA) afirmou que essa talvez seja uma das áreas mais bonitas do mundo.

“O Brasil não sabe disso, as autoridades não sabem disso. Eu lamento muito esse desapreço”, disse.

Problemas

Paes Landim apontou três problemas no trabalho de defesa do meio ambiente no Brasil: excesso de burocracia, a delegação para os estados da fiscalização ambiental e do licenciamento ambiental e o desconhecimento da realidade brasileira por parte dos dirigentes ambientais.

“Geralmente, viajam um pouco para a Amazônia, muito para a Mata Atlântica mas nada para o cerrado e para a caatinga. Presidente do Ibama, presidente do Instituto Chico Mendes praticamente não conhecem esses biomas. Conhecem bem o Rio de Janeiro e a Amazônia”, criticou.

O parlamentar disse que no Dia Mundial do meio Ambiente só tem a lastimar o desprezo que as autoridades e a elite política do país têm pelo meio ambiente do nosso Brasil.

Reportagem - Claudia Brasil
​Foto - Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postar um comentário

  • ©2018 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.