Pedro Fernandes: população de áreas remotas ainda está sem internet de qualidade

Escrito 24/05/2018, 18:00
Por
Categoria destaque

                      Pedro Fernandes: "Um grande projeto paralisado. Isso é triste."



O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), teve requerimento de sua autoria aprovado na quarta-feira (23), para ouvir em audiência pública o presidente da Telebras, Jarbas Valente, sobre o contrato entre a Telebras e a empresa Viasat. Foi na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Viasat

Pelo contrato firmado com a Telebras, a americana Viasat pode usar 100% de uma das bandas do satélite brasileiro SGDC-1, que pertence à Telebras, para serviços de banda larga no Brasil.

Esses serviços deveriam ter começado a funcionar no último mês de abril, oferecendo internet de alta velocidade e acessível, principalmente para comunidades em áreas rurais e remotas em todo o país. “A gente via isso com satisfação porque ia chegar na escola do sertão nordestino, na escola da Amazônia, enfim, ficamos todos satisfeitos”, explica Pedro Fernandes.

Disputa judicial

Mas uma liminar da Justiça suspendeu o contrato, que está sendo questionado na justiça por uma empresa sediada em Manaus (AM). O parlamentar lamenta: “Fala-se em prejuízos financeiros da ordem de 800 mil por dia. Mas o prejuízo fundamental é que não chegou a internet nos lugares mais necessitados desse Brasil”.

Audiência pública

A ideia é que durante a audiência pública, o presidente da Telebras sinalize aos parlamentares como a Câmara dos Deputados pode ajudar a resolver esse impasse. “O importante é destravar esse processo”, defende o deputado.

De acordo com a Telebras, já estão prontos para serem instalados 500 equipamentos para levar a banda larga de qualidade para a área rural do estado de Roraima e, na sequência, para demais regiões do Norte do Brasil, considerada uma das mais desconectadas do país. Mas com a disputa judicial, todo esse processo está parado e aguardando o desfecho.

Reportagem - Claudia Brasil, com a colaboração de Regina Mesquita
Foto - Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2020 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.