Projeto de Canziani que cria Dia do Exportador é aprovado no Senado e segue para sanção

Escrito 12/12/2017, 19:40
Por Renata
Categoria destaque

 Alex Canziani: “A exportação é uma atividade estratégica, que gera divisas e empregos para o País.”


O Senado Federal aprovou, na tarde desta terça-feira (12), em turno único, o Projeto de Lei 8/17, do deputado Alex Canziani (PTB-PR), que institui o Dia Nacional do Exportador, a ser comemorado sempre em 28 de janeiro. A matéria já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados e agora vai à sanção do presidente da República.

Segundo o parlamentar, a futura lei – cujo coautor é o deputado Diego Garcia (PHS-PR) – tem um duplo objetivo: homenagear os que se dedicam à atividade exportadora e contribuir para o fortalecimento do comércio exterior brasileiro.

Canziani destaca que a exportação é uma atividade estratégica, capaz de gerar divisas e empregos para o País, uma vez que promove a inserção das empresas brasileiras no mercado internacional, fortalecendo-as e impulsionando seu desenvolvimento.

"A atividade exportadora é capaz de promover ganhos de produtividade e escala; estimular a inovação e a qualificação da mão de obra; fortalecer as condições de concorrência e resiliência econômica das empresas envolvidas; e gerar externalidades positivas para a economia como um todo", cita.

De acordo com o parlamentar, um setor exportador forte permite, por exemplo, a criação e a elevação de padrões de renda e emprego; e estimula a vitalidade e o dinamismo da economia.

28 de janeiro

Alex Canziani explica que a data escolhida para a comemoração diz respeito ao marco histórico do comércio exterior brasileiro: a assinatura do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, por D. João VI, em 1808, quando da chegada da Família Real ao Brasil.
 
(Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Alex Canziani)
Foto – Jotaric

Comentários

Não existem comentários

Postagem de comentários após três meses foi desabilitado.
  • ©2018 PTB na Câmara. Todos os direitos reservados.